quinta-feira, 17 de maio de 2012

História de Porto Belo SC


                                                                   HISTÓRIA      

A cidade foi fundada em 1597, sendo até o século XVIII um importante entreposto de exportação de prata do Vice-reino de Nova Granada. Durante a Guerra da orelha de Jenkins, a cidade foi capturada pelos ingleses comandados por Edward Vernon, mas após o fim da guerra, a cidade voltou a ser uma possessão espanhola.
Provavelmente os primeiros a ocuparem a área foram pequenos grupos de coletores e caçadores provenientes do Vale do Rio Uruguai, que penetraram no território catarinense em torno de 3000 AC. Em torno de 1000 AC formaram-se os primeiros núcleos tribais, denominados Jê, sendo que no litoral estavam os índios da nação Tupi-Guarani, denominados Carijós.Em 1504 o navegante francês Binot Paulmier de Gonneville fez a primeira descrição do índio catarinense, em 1595 a Ordem Régia proibiu o cativeiro dos índios.
A região da Enseada das Garoupas (antiga denominação da região) foi muitas vezes visitada pelos portugueses, na tentativa de ocupar e colonizar suas terras, depois de descoberto o Brasil. Esta terra porém, não era rica em jazidas de ouro, grande interesse da coroa portuguesa na época. Os relatos dos navegadores eram sempre os mesmos: pobres em mina de ouro, as serras são muito próximas do mar, sendo suas terras alagadiças e impróprias para a agricultura.
Em(http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Belo)acesso:17/05/12




CULTURA DE PORTO BELO


Centrinho e suas charmosas construções

Outra relíquia é a Igreja Matriz Bom Jesus dos Aflitos, construída em 1814, é atualmente um dos mais importantes atrativos culturais da cidade. Em estilo açoriano, foi edificada em alvenaria por mão-de-obra escrava e é um dos pontos altos da fé dos munícipes de Porto Belo.
Em(http://tripseaventuras.blogspot.com.br/2011/08/porto-belo-sc.html)acesso2012
 



Autores:Bruno Isidoro e Ricardo



Nenhum comentário:

Postar um comentário